segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O HOMEM: UMA DICOTOMIA OU UMA TRICOTOMIA?


A DOUTRINA QUE ESTUDA O HOMEM CHAMA-SE “ANTROPOLOGIA”. DERIVA-SE DO GREGO “ANTROPOS” (HOMEM), QUE TRADUZIDA SIGNIFICA: “AQUELE QUE OLHA PARA CIMA” + “LOGOS” = ENSINO, ESTUDO, DOUTRINA.

O HOMEM É UM SER QUE SE DISTINGUE DE TODOS OS OUTROS SERES CRIADOS. A MANEIRA COMO FOI PLANEJADO E FORMADO, SEGUNDO A IMAGEM E SEMELHANÇA DO CRIADOR, REVELA QUE COMO É AMADO E CONSIDERADO ESPECIAL POR DEUS.

AS ESCRITURAS OFERECEM UM DUPLO RELATO DA CRIAÇÃO DO HOMEM, UM EM GÊNESIS 1:26, 27 E OUTRO EM GÊNESIS 2:7, 21-23. A PRIMEIRA NARRATIVA CONTÉM O RELATO DA CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS NA ORDEM EM QUE OCORREU, ENQUANTO QUE A SEGUNDA AGRUPA AS COISAS EM SUA RELAÇÃO COM O HOMEM, SEM SE PREOCUPAR COM A ORDEM CRONOLÓGICA. Click Aqui e Leia Todo o Artigo

Reverendo Gerson Moura Martins
I. Congregacional Água da Vida

Salvação é um dom gratuito


Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação não é pelas obras, é um dom. O caminho da salvação provido por Deus é receber a Cristo pessoalmente, confiando nele somente para nos salvar.

Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Não podemos fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria. "Cristo morreu pelos ímpios" -- Romanos 5:6.

Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
Click Aqui e Leia Todo o Artigo